Realçando os olhos


Olhos


Vamos começar pelos olhos fundos, que são os mais comuns, numa porcentagem de 95%. Portanto, muita atenção se esse é o seu caso. A seqüência dos cosméticos a ser utilizada é a seguinte: pó compacto, sombras, delineador, rímel e, corretivo de olheiras. Para começar, passe uma generosa camada de pó compacto, com a esponja, em toda a pálpebra superior, da linha dos cílios até as sobrancelhas. Isso deixará a pálpebra seca, evitando que as sombras manchem ao serem utilizadas.
DICA: use sempre sombras em pó, pois elas não “quebram” com o passar das horas, mantendo-se impecáveis.
Um outro detalhe importante é que, durante o dia, no trabalho ou numa seleção de emprego, as sombras devem ser neutras e opacas, pois combinam com todos os tons de roupa, esmalte e acessórios. Os tons de sombra mais indicados são: preto, branco, bege e marrom, utilizados na seqüência que vamos ensiná-la agora.
As sombras coloridas e cintilantes são indicadas para ocasiões sociais, festas e, de uso exclusivo para a noite. No caso de olhos fundos, use as sombras na seguinte seqüência, a partir da linha dos cílios, em direção às sobrancelhas: clara, escura e branca. Exemplo de maquilagem para olhos fundos, no trabalho ou dia: sombras bege, marrom e branca, todas opacas, certo? Contorne a linha dos olhos com uma sombra preta em pó esfumaçada e, um toque de rímel preto.
DICA: durante o dia, evite o delineador para não endurecer o olhar. À noite, use um lápis branco na parte interna dos olhos para realçá-los e, contorne-os com uma sombra escura ou preta esfumaçada, nas linhas superior e inferior dos cílios e, faça um traço fino de delineador preto. Abuse do rímel, em uma duas ou três camadas.
DICA: a sombra intermediária, isto é, aquela situada entre a bege e a branca, nunca deve ser cintilante, pois dá um “ar inchado” aos olhos. Sugestão para uma maquilagem neutra e sofisticada para a noite: sombra dourada cintilante, sombra marrom opaca e sombra branca cintilante. Essa é uma maquilagem que uso muito, pois pelo fato de ser neutra, combina com tudo, além de ser muito chique e elegante.
Se desejar usar sombras coloridas, faça o mesmo roteiro. Exemplo: sombra azul-clara cintilante, sombra marrom ou azul-escura opaca, sombra branca cintilante, contorno com sombra preta esfumaçada, delineador e rímel pretos.
DICA: nunca use uma sombra no mesmo tom de seus olhos, pois isso “apaga” o seu brilho. truque é usar um tom contrastante. Por exemplo: em olhos azuis use sombras marrom, verde, turquesa, dourada, amarela ou rosa; em olhos verdes, use sombras azul, turquesa, dourada, amarela, rosa ou marrom.Os olhos negros ou castanhos, por serem totalmente neutros, combinam com todos os tons de sombras.
COM OS OLHOS PRONTOS, VAMOS AGORA, CORRIGIR AS OLHEIRAS
O primeiro passo é limpar bem a região. Assim, com um cotonete embebido em creme de limpeza adequado para a área dos olhos, limpe bem toda a olheira. Retire o excesso com um lenço de papel e, vamos para o corretivo.
A primeira pergunta é: - que tipo de corretivo devo usar? Líquido, creme ou bastão? Isso vai depender do tom de suas olheiras e de sua idade. O corretivos líquidos são mais leves e, portanto, mais indicados no caso de olheiras leves, pouco escuras, e em peles que apresentam “ruguinhas” nessa região.
Espalhe-o com a ponta do dedo médio e, fixe-o com uma leve camada de pó compacto. Se elas forem escuras, um corretivo em creme ou bastão é mais indicado. Eu prefiro sempre usar um corretivo em bastão, pois eles são mais fáceis de usar e, atingem locais difíceis de serem alcançados, como o canto dos olhos e a lateral do nariz. Espalhe-o bem e, fixe-o com uma leve camada de pó compacto.
DICA: os corretivos em creme costumam “quebrar” depois de algumas horas, acentuando as linhas, envelhecendo-a. Por essa razão, use-o se sua pele for jovem e lisa nessa região. E, quanto à cor? Escolha sempre o tom mais parecido com o de sua pele, para um efeito mais natural. Caso não encontre o tom exato, escolha um tom mais claro e, iguale com o pó compacto.
Truque: à noite, dê um ar sofisticado, usando de forma sutil, um toque da mesma sombra branca cintilante usada junto às sobrancelhas, sobre o corretivo. Isso vai iluminar seu olhar, rejuvenescer sua fisionomia, ajudando-a a manter um ar descansado por muitas horas. Minhas queridas começamos a receber as primeiras cartas de leitoras interessadas em participar da promoção na qual, uma leitora sorteada, receberá uma consultoria gratuita de pele,cabelo e maquilagem que será publicada no Jornal da Estácio.
Continuem a mandar suas mensagens,pois será um prazer recebê-las. Mandem, também, sugestões de matérias, pois nosso objetivo é torná-las mais bonitas para a vida! Ah, não percam o próximo número, pois nele falaremos dos olhos saltados, certo? Um mês maravilhoso para todas!
Thomas Dourado é maquiador, professor de técnicas de maquiagem da Universidade Estácio de Sá, consultor de beleza, estética e imagem pessoal, além de autor do livro Mania de beleza.
matéria publicada em NOVEMBRO I 2007 JORNAL DA ESTÁCIO I ANO IV I Nº 39 I 23

Share this:

Carolina Oliveira

JOIN CONVERSATION

5 Caprichosas :

  1. Eu tenho olho fundo, super dica essa obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal!!!!
    Amo seu Blog, por isso ele me faz rir, me deixa informada e muitas outras coisas mais!!!!
    Bjinnnn!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Um belo olhar causa um impacto tanto quanto um belo vestido!

    ResponderExcluir
  4. Um olho bem pintado deixa qualquer maquiagem bem feita... ao decorrer do tempo dá pra ficar expert nas pinturas.

    ResponderExcluir

Continue comentando, sua participação é muito importante para o Caprichos Femininos!