Deixe a chapinha de lado e assuma a textura natural dos fios
Por Natália do Vale
Se antes eles davam o maior trabalhão para cuidar, hoje, com uma série de novos produtos no mercado e com a valorização do estilo mais natural dos fios, os cabelos crespos fazem o maior sucesso.Longo, curtos, soltos, black ou com acessórios, não importa, eles dão autenticidade e força a qualquer visual.
Mas para ter um estilo autêntico e uma cabeleira de causar inveja, não basta assumir os fios crespos e sair desfilando por aí.
Para que eles fiquem bonitos e com aparência saudável, é preciso manter uma série de cuidados que vão desde a lavagem até a hidratação e são essenciais para deixá-los saudáveis e sedosos.
“Como nascem espiralados desde a raiz, os cabelos crespos são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil. Além disso, têm excesso de volume e são mais difíceis de pentear, dificultando a definição dos cachos. Por isso, mantê-los bem lavados e hidratados é fundamental para que não fiquem armados e sem vida”, explica o hair stylist Félix Filho, do salão Honma Tokyo.
1. Hidratação profunda
Os cabelos crespos devem ser hidratados semanalmente.
Aposte nos produtos à base de mameleuca ou derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, que repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.
2. Beleza que vem do prato
Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo.
“Uma boa opção é investir, sem exagerar na dose, em frutas como o abacate, que são mais gordurosos e ajudam a manter a oleosidade dos fios”, explica Felix.
3. Tesoura neles
Um bom corte é uma das principais armas contra o volume dos fios.
No caso dos cabelos crespos, ele ajuda a remover as pontas ressecadas e manter o penteado em dia.
“Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades”, explica Félix Filho.
“O ideal é manter os fios mais desfiados, que dão leveza ao visual”, diz o hair stylist.
4. Pintar pode?
Nem toda tintura e tonalizante ressecam os cabelos crespos.
Produtos de boa qualidade, por exemplo, até ajudam a deixá-los mais hidratados.
“Esses produtos já vêem com hidratante e outras substâncias que deixam o cabelo mais macio e brilhoso”, explica o hair stylist.
5. Temperatura ambiente na cabeça
Lave os fios utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
“O segredo para deixar o cabelo crespo bonito e saudável é hidratação. Não vai adiantar nada usar um bom creme e produtos adequados se você lavar com água quente. Os fios não vão e responder ao tratamento”, explica.
6. Massagem que traz brilho e maciez
Massageie o couro cabeludo durante a lavagem.
Além de proporcionar uma melhor higienização dos fios, a massagem estimula a produção de sebo capilar que protege os cabelos.
7. Produtos para cabelos crespos
Na hora da lavagem, o ideal é investir no xampu sem sal, específico para esse tipo de cabelo.
Os cabelos submetidos a processos químicos podem utilizar uma linha de manutenção própria para fios crespos à base de óleo essencial de melaleuca que, além de ser um anti-séptico natural, restaura e equilibra a oleosidade dos cabelos.
8. Condicionador
O uso do condicionador é essencial, pois hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos.
Utilizar o produto condicionante que compõe o kit específico de xampu sem sal é a maneira mais eficaz para manter a beleza dos cabelos.
9. Hora de pentear
Depois de lavar e enxaguar os fios, use um pente de dentes largos para desembaraçar, depois aplique o Leave-in (creme sem enxágüe). Evite penteá-los a seco.
Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.
Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz: “os dentes largos ajudam a evitar que os fios se quebrem e ajudam a manter a eletricidade dos fios”, explica Félix Filho.
10. Modele as madeixas
Após aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente e então, utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento.
“São produtos que protegem do ressecamento provocado pelas agressões do meio ambiente (vento, sol, etc.) e ajudam a reduzir o volume e a modelar”, continua.
11. Sem arrepios
Depois de secos e modelados, podem restar alguns fios arrepiados, por isso, use finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para baixar o frizz.
“Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas”, diz Félix Filho.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/
Meu cabelo já foi bem cacheado mas ao decorrer dos anos perdi os cachos e agora estão ondulados e se eu não cuidar (hidratar) o frizz aparece e fica daquele jeito...rsrsrs
ResponderExcluirAdorei as dicas,LU.
Beijo
Apoio a campanha a favor dos cachos!
ResponderExcluirA loreal lançou uma promoção com a Taís Araujo sobre assumir os cachos... isso é maravilhoso,né?! Estimular a mulher a ser natural.
ResponderExcluirAdorei os seus cachos e da sua filhota!
ResponderExcluir