Celulite

O que é celulite?

Com certeza todo mundo conhece o aspecto da celulite, mas pouca gente sabe realmente o que ela é e como se forma. Em geral, a celulite se localiza nos quadris, nas coxas e nas nádegas, mas também pode surgir na parte interna dos braços, na área abaixo das axilas e até mesmo nos seios.


Provavelmente você já ouviu dizerem: "Essas covinhas são um charme!", mas se está entre os 90% das mulheres que têm celulite, sabe que elas são motivo de irritação e constrangimento.

Você sabia que a palavra "celulite" nem mesmo é um termo médico? O termo foi cunhado nos spas europeus e levado aos Estados Unidos no início da década de 1970, quando a dona de um salão de beleza de
Nova York, Nicole Ronsard, publicou "Celulite: aqueles buraquinhos, depressões ou covinhas dos quais você não conseguia se livrar antigamente". A celulite é conhecida no meio médico como lipodistrofia localizada - que significa gordura disforme em uma ou várias áreas específicas do corpo.


Segundo a maioria dos médicos, a celulite não passa de simples gordura.

Como a celulite se forma?

O processo ocorre da seguinte maneira: a pele (derme) envia fibras de ancoramento ao músculo. Entre a pele e o músculo há um espaço repleto de células adiposas. Quando essas células de gordura aumentam de volume, elas são impelidas na direção da pele entre as fibras, criando assim um aspecto irregular na região.

É como se estivéssemos comprimindo gordura contra uma gaze: onde as fibras são frouxas, a gordura forma nódulos, e onde são mais densas, formam-se depressões, deixando a pele irregular.

Fatores importantes no desenvolvimento da celulite



  • tônus da pele






  • acúmulo de gordura






  • estrutura da pele




  • As mulheres têm estruturas diferentes


  • Tecido fibroso em forma de X




  • As faixas de tecido fibroso unem a pele a tecidos mais profundos, como a fáscia ou um músculo. Nos homens, essas faixas correm perpendicularmente à pele, mas nas mulheres, essas fibras são cruzadas, como um X. Uma boa maneira de visualizar isso é imaginar uma série de X sob a pele. A região do X presa à pele retém gordura, que não pode se dissipar e é empurrada em direção à pele. Mas essas duas pequenas faixas são duras e não se alongam. Elas então tracionam a pele para baixo e provocam o aspecto irregular de ondulações na pele e na gordura.


    Outra forma de ver o processo está no ciclo de 23 dias de nascimento, crescimento e morte que tem início na derme (a camada inferior à pele). Quando nascem, as células novas são arredondadas e cheias de líquido. À medida que se deslocam em direção à superfície da pele, elas perdem líquido, tornando-se mais alongadas e achatadas. Quando atingem a camada superior da pele, elas se soltam, como resultado do atrito com o meio externo, como no banho, por exemplo.

    Como já mencionado, a derme consiste em fibras extremamente elásticas. Lembre-se de que nas mulheres elas se apresentam em forma de X. Essas fibras dão à pele elasticidade e vitalidade. Dentro delas existem gl
    ândulas que produzem sebo, substância de gordura secretada pelas glândulas sebáceas. A maioria dessas glândulas se abre nos folículos capilares.

    Elas também produzem humidificantes corporais, glândulas sudoríparas, vasos sanguíneos e terminações nervosas. Cada uma delas depende do funcionamento adequado e saudável da derme. Quando um aglomerado de células mortas obstrui os poros da derme, o suor se concentra sob a pele, provocando um acúmulo de gordura e, conseqüentemente, há um inchaço subcutâneo.



    Sim elas podem melhorar (ainda viverei para usufruir desse efeito mágico, rsrs)

    Fonte: E-book 1001 Dicas de Beleza

    Share this:

    Carolina Oliveira

    JOIN CONVERSATION

    5 Caprichosas :

    1. Verdadeiro Terror das Mulheres!!!
      OdeiOoooo Celulite!!!!!!!!!!!!!

      ResponderExcluir
    2. Oh Deus!
      Será que um dia a famosa celulite desaparecerá da nossas vidas?! rsrs...
      Lu... todo mundo tem,né?! Isso até me deixa mais feliz... mas só temos que cuidar pra chegar a um estágio avançado o que prejudica a saúde.
      Gostei da figura que mostra os pontos. rsrs...

      ResponderExcluir
    3. Esqueci de comentar...
      Já me desencanei com celulite e estria... quem sabe um dia eu faça um super tratamento.

      ResponderExcluir
    4. Tenho um gel redutor muito bom.. comprei no site da sacks da marca ecologie... melhorou bastante a textura da minha pele. Tb faço academia 5 vezes por semana e acho que isso ajuda bastante.

      ResponderExcluir
    5. Investir em alimentos saudáveis... beber 2 litros de agua diaramente, diminuir o sal e aderir o chá verde pelo menos 1 litro diariamenta. Minhas dicas!

      ResponderExcluir

    Continue comentando, sua participação é muito importante para o Caprichos Femininos!