Prepare a casa e o jardim para as festas de fim de ano


O Natal está se aproximando e já nos contagia com seu espírito de solidariedade e amor. Nessa época, sentimos um grande prazer em enfeitar a casa toda, reunir a família inteira e celebrar com alegria o nascimento de Jesus. Para valorizar a decoração natalina, as plantas têm um papel fundamental.
No Brasil, uma das plantas mais tradicionais nesta época, perdendo apenas para o pinheiro, é a Poinsétia. Ela apresenta folhas bem verdes e brácteas vermelhas com formato de estrela, é bastante rústica e pode enfeitar o jardim, na forma de arbustos, e o interior da residência, plantada em vasos. Existem muitas variedades à sua escolha, de simples a dobradas, e com flores brancas inclusive.
Ao adquirir seu pinheiro de Natal, tome alguns cuidados. Escolha uma muda sadia e vistosa, com o torrão proporcional à sua altura. É comum que aproveitadores vendam galhos fincados na terra durante esta época. Após a aquisição, os cuidados continuam; coloque-a em local bem iluminado dentro de casa e não se esqueça de regar regularmente. Após o Natal é possível que, mesmo com estes cuidados, sua planta não sobreviva, pois ela sofre muito em ambientes internos. Plante-a o mais rápido possível no jardim, para que possa se recuperar plenamente.
O jardim também merece cuidados especiais para estar mais bonito do que nunca no período de festas. Os canteiros e as jardineiras não devem ser esquecidos. Ótimas opções são a Alegria-de-jardim e a pimenteira, que devem ser plantadas com bastante antecedência para que possam se desenvolver bem até o Natal. Utilize como substrato uma parte de terra de jardim misturada com duas partes de terra vegetal. Regue regularmente e adube, conforme a recomendação do fabricante, que elas permanecerão bonitas durante todo o verão.
Nos jardins, a iluminação é um show à parte. Enrole o caule e os galhos aparentes de árvores, com mini-lâmpadas brancas para um efeito espetacular, tomando muito cuidado com o isolamento da fiação elétrica e desligando sempre durante o dia e quando a chuva ameaçar cair.
O dia de montar a árvore e o presépio de Natal varia de país para país. Em muitas cidades dos Estados Unidos, por exemplo, só se monta a árvore na véspera de Natal. É a famosa noite anterior tão esperada pelas crianças. Em muitos países da Europa, no dia 25 de novembro, um mês antes, a população monta o presépio e a árvore. Entre nós, nunca se firmou uma tradição, mas muitas pessoas têm o costume de montá-la no dia 6 de dezembro, Dia de São Nicolau, nosso querido Papai Noel, e a mesma tradição manda desmontar até a meia-noite do dia 6 de janeiro, Dia de Reis. A razão disso é que, segundo a História, os reis avisaram Maria e José do perigo representado por Herodes e se desmonta tudo para que os soldados do rei não encontrem sequer pista do Menino Deus!
 

Share this:

Carolina Oliveira

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 Caprichosas :

Postar um comentário

Continue comentando, sua participação é muito importante para o Caprichos Femininos!