O ESCOLHER A COR APROPRIADA



Como escolher a cor apropriada (Getty Images, DCI)
A cor é uma ferramenta eficaz de decoração. Ela pode transmitir sensações e criar diferentes efeitos ópticos. Saber como escolher e combinar as cores é um dos primeiros desafios com que nos deparamos na hora de decorar um quarto.

Combinando cores

A primeira decisão que você deve tomar é escolher qual tom de cor se aproxima mais de seu objetivo. Existem dois grandes grupos: os quentes e os frios. 

As cores quentes vão do vermelho ao amarelo e as frias do azul ao verde. Para conseguir um resultado harmonioso você deve combinar as quentes com as quentes, e as frias com as frias. No entanto, se quiser ressaltar um elemento determinado, recomenda-se mesclar ambos os grupos. 

Você também pode optar pelo clássico contraste entre branco e preto ou utilizar o esquema "branco sobre branco", já que existe uma grande variedade de tonalidades desta cor. Por último, deve levar em conta que não é aconselhável utilizar mais de duas ou três cores para ter um ambiente agradável.

O espaço

Antes de decidir qual cor você quer para decorar o quarto, deve levar em conta aspectos como o tamanho, a quantidade de luz que recebe ou até mesmo a direção para qual está voltado. Por exemplo, as cores quentes e luminosas são as mais adequadas para uma casa voltada para o norte, ao passo que, se esta se encontra voltada para o sul, aceitará melhor as cores vivas e os tons pastel. Para os espaços pequenos o melhor são as cores frias, o branco e o papel na parede. No entanto, se você tiver um quarto grande demais, pinte com alguma cor quente. Ela fará com que as paredes pareçam mais próximas.

Efeitos visuais

Se você usar uma cor mais clara no teto do que nas paredes, terá a impressão de que ele está mais alto. Se quiser disfarçar um teto muito alto, você deve usar uma cor escura. Outro recurso muito útil é o de usar listras para modificar a percepção do espaço. As listras largas transmitem sensação de profundidade, ao passo que as estreitas dão a sensação de maior altura. As cores claras fazem com que os móveis pareçam maiores e as escuras disfarçam as formas volumosas.

Share this:

Carolina Oliveira

JOIN CONVERSATION

4 Caprichosas :

  1. Olá
    Passando para conhecer seu blog...adorei e estou seguindo..
    Dá uma passadinha no meu blog e, se gostar, segue tbm..Tem sorteio lá.

    www.belinha-falandonisso.blogspot.com

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse post! As cores fazem toda a diferença mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por Blog intiresny

    ResponderExcluir
  4. Realmente Eliane, tbm acho. Quando fiz essa postagem achei super interessante. @Eliane

    ResponderExcluir

Continue comentando, sua participação é muito importante para o Caprichos Femininos!