MATERIAIS VERSÁTEIS E BOAS IDÉIAS FAZEM A DIFERENÇA.



Combine as listras com os lisos e os estampados. (Getty Images, DCI)
Transforme esses elementos em aliados infalíveis. Torne-se especialista em tecidos lisos, listrados ou estampados.

O Mundo dos Tecidos

Na hora de decorar, não há porque ceder à monotonia. É só uma questão de pensar em tudo multiplicado por dois, antes de escolher a decoração. O tecido é um material muito versátil quando se quer decorar com inteligência e criatividade. Existem os finos, diáfanos e transparentes; ou os pesados e opacos, que não deixam a luz passar; os naturais ou os sintéticos. A tecelagem é um mundo sempre cheio de descobertas. Usar todas essas opções no lugar de materiais tradicionais (alvenaria, madeira, metal, etc.) que são usados nos móveis e nas paredes, pode ser uma boa oportunidade para fazer mudanças e variações.

Biombos

Existe uma maneira tradicional de construir biombos: unir painéis rígidos com dobradiças laterais, que servem para articular as partes e manter o biombo em pé. Nesse caso você será obrigado a usar um material resistente e firme, que vai ficar pesado e muito difícil de guardar, se quiser tirá-lo de vista. Mas, se você suspender o biombo, prendendo fios transparentes de nylon no teto, e fizer a estrutura costurando bastões de madeira na parte de cima e de baixo, tudo muda. Outra opção é colocar os bastões apenas na parte superior, e em baixo costurar alguns detalhes pesados para que a peça possa ficar bem assentada. Podem até ser chumbadas usadas em pesca. . Obviamente, cada face do biombo suspenso deverá ser diferente; de qualquer forma, será facilmente removível e possível de guardar.

Siga seu estado de espírito

Se os dois lados do biombo forem meio parecidos, arrume um mantô espanhol ou um tapete oriental. É só jogar por cima, que tudo muda de novo! Acrescente um quadro de touradas ou uma lamparina de óleo para reforçar uma opção ou outra, respectivamente. Dois mais dois é igual a quatro. Estampas são muito atraentes, mas podem acabar enjoando. Que tal se as estampas forem removíveis... e reversíveis? Use um tecido liso para as cortinas, ou um painel liso para o biombo. No avesso, escolha um motivo com listras bem finas. Confeccione algumas tiras (também de dupla face) e pregue as estampas nelas. Flores recortadas de um tecido estampado, para o lado direito, e figuras geométricas, para o avesso. Como resultado, você terá quatro opções diferentes de estampa: um listrado discreto, uma estampa de flores e outra com figuras geométricas.

Share this:

Carolina Oliveira

JOIN CONVERSATION

2 Caprichosas :

Continue comentando, sua participação é muito importante para o Caprichos Femininos!