COMO DECORAR COM UM ORÇAMENTO REDUZIDO



Como decorar com um orçamento reduzido (Getty Images, DCI)
A decoração de qualquer ambiente de sua casa pode parecer uma tarefa impossível se você não dispuser de dinheiro suficiente. Apresentamos, a seguir, algumas idéias que ajudarão você a conseguir os melhores resultados com um orçamento reduzido.

Móveis pré-fabricados e pisos alternativos

A utilização de móveis pré-fabricados diminui consideravelmente os gastos na hora de decorar. Normalmente esse tipo de móvel é feito com materiais e acabamentos menos sofisticados (por exemplo: madeira não-envernizada ou materiais plásticos), o que não compromete sua qualidade. É importante levar em conta que alguma habilidade manual é necessária para sua instalação. 

Em matéria de pisos, o mercado está repleto de inúmeras novas opções que substituem com grande êxito, e baixo custo, os materiais tradicionais. O piso laminado ou de cortiça, por exemplo, imitam muito bem a madeira. A cortiça, além de tudo, é um excelente isolante que pode ser pintado e envernizado depois de colocado. Se seu objetivo é trabalhar com um orçamento reduzido, evite materiais como o mármore ou a madeira, pois eles encarecem consideravelmente o custo final.

Objetos decorativos

Existem milhares de truques para reduzir gastos sem sacrificar o resultado final. Uma maneira de poupar dinheiro é aproveitar todos os objetos que você já tem em casa. Por exemplo, uma maneira de suprir a compra de quadros caros é recorrer a fotos, diplomas ou quebra-cabeças. Além disso, você pode substituir as estátuas por troféus ou criar seus próprios enfeites botânicos, com flores e folhas cortadas por você mesmo.

Alguns conselhos

Antes de começar qualquer obra de decoração, é importante elaborar um orçamento que determine em que você vai gastar seu dinheiro e quanto está disposto a investir. Vale a pena economizar na compra de cortinas ou lâmpadas para investir nos sofás, nas camas e nos materiais do banheiro. 

Não se esqueça que sempre existe a possibilidade de você mesmo restaurar os móveis antigos, ou recorrer às lojas de segunda mão sem que isso implique em um resultado estético ruim.

Share this:

Carolina Oliveira

JOIN CONVERSATION

1 Caprichosas :

Continue comentando, sua participação é muito importante para o Caprichos Femininos!