Como manter a beleza de seus cabelos



Atualmente existem tantos produtos para tratar do cabelo, que é importante classificar quem são eles e quais os ingredientes que realmente agem. Falando das categorias de formulações, vejamos as principais.



HIDRATAÇÃO
Vamos começar pela hidratação, que é a forma de reter umidade sobre a cutícula do fio, melhorando sua maleabilidade e flexibilidade. A perda da umidade da superfície do cabelo provoca a diminuição de coesão entre as cutículas, causando descamações e perda de brilho.
Como resolver o problema:
Uma boa ação externa e superficial pode ser realizada com formulações contendo, por exemplo, pantenol, a pró-vitamina B5, que tem a capacidade comprovada de umectar a fibra capilar após 3 minutos de contato.
NUTRIÇÃO
Já a Nutrição é um termo que vem sendo usado para explicar a atividade protetora, que está bastante ligada à reposição dos lipídios protetores do fio de cabelo. Vou explicar melhor. Esta camada protetora natural tem como objetivo promover a lubrificação necessária para evitar a perda dos componentes da fibra capilar, entre eles a água fundamental, mantendo a superfície do fio íntegra e homogênea. Quando não há lipídeo suficiente, este "alimento" do fio, acontece a quebra em toda extensão e também a perda da maciez.
Como resolver o problema:
A "nutrição" do fio de cabelo deve ser obtida com aminoácidos livres presentes em Proteínas Hidrolisadas, de fontes como trigo, seda, amêndoas, aveia, entre outras, visando promover um processo de regeneração e aumento do conteúdo hídrico na fibra capilar.
REESTRUTURAÇÃO
A reestruturação, ou reconstrução, visa realmente restabelecer componentes substanciais presentes na superfície do fio. Assim sendo, a queratina e seus derivados, bem como os oligoelementos, são importantes para a aparência dos cabelos. Sua ação está baseada na proteção da superfície do fio. Sem eles as pontas ficam quebradiças e pode haver rompimento durante o simples ato de lavar ou pentear os cabelos.
Os Curingas
Alguns ingredientes são perfeitos para complementar qualquer formulação.
Queratina
Esta proteína substancial à estrutura do fio de cabelo, quando transformada tecnologicamente, ganha propriedades de aderência significativas, auxiliando a proteção do cabelo.
Ceramidas
Mellhoram a aderência entre as células da cutícula do fio, aumentando sua resistência, trazendo flexibilidade e facilitando o penteado.
Proteinas, aminoacidos, etc.
Reparam das escamas de queratina dos cabelos danificados, controlam o volume e corpo do fio de cabelo, auxiliam na propriedade de retenção de água nos cabelos, reduzem a irritação ou agressão promovida por surfactantes contidos nos shampoos.
Vitamina E
É um anti-oxidante que evita a formação dos radicais-livres responsáveis pela degradação das gorduras naturais protetoras da fibra capilar.
Filtro solar
Evitam que a radiação solar afete as estruturas do fio, causando descoloração, ressecamento e aspereza do cabelo.
Muito Importante
Não adianta nada gastar dinheiro com ativos fantásticos se não estiverem devidamente formulados, com a reologia estudada e adequadamente estabilizados. A estequiometria incorreta inativa completamente qualquer ativo.

Share this:

Carolina Oliveira

JOIN CONVERSATION

14 Caprichosas :

  1. Olá
    acabo de conhecer o blog e já sou seguidora

    Beijos
    Hestia
    http://www.coisasdenatalie.com/

    ResponderExcluir
  2. ah! adorei esse post
    as dicas são otimas

    ResponderExcluir
  3. Filtro solar eh super necessario mas ainda tem poucos produtos no mercado que oferecem condicionadores e leave-in com o filtro. Nenhuma das marcas que uso tem para o dia a dia.

    ResponderExcluir
  4. Meus Cabelos, Minha Vida!!!
    Sem os dois eu não vivo!!!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito!
    Cabelo bonito é aquele cabelo hidratado pois é o que dá o aspecto de cabelo de famosa.
    Sempre hidratado!

    ResponderExcluir
  6. é sempre importante está hidratando
    e com produtinhos certos pode fazer até em casa

    ResponderExcluir
  7. Até o simples abacate é possível dá uma reviravolta na cabeleira.. ótimo para hidrataçaão.

    ResponderExcluir
  8. A Bioextatrus é uma marca super em conta e ótima pra usar em casa.... dá super certo em cabelos cacheados.

    ResponderExcluir
  9. Temos que dedicar um dia ou apenas uma tarde pra cuidar da beleza. Dá pra ser bela gastando pouco e no conforto de casa.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a Aline sobre filtro solar... que acabam com o cabelo. TEmos que prestar atenção na formula dos cosméticos.

    ResponderExcluir
  11. Fico desesperada qdo meus cabelos não estão bons... sempre tenho que mudar de creme, shampoo, condicionador e leavin pq ele se acostuma rápido. Mas é assim mesmo... coisa de mulher.

    ResponderExcluir

Continue comentando, sua participação é muito importante para o Caprichos Femininos!