Inverno, época de gripe e resfriado à vista

Com a chegada da estação mais fria do ano os cuidados com a saúde devem ser redobrados.


O aparecimento de resfriados, gripes e outras doenças respiratórias é favorecido com as baixas temperaturas e pelo fato das pessoas ficarem mais tempo dentro de ambientes fechados. O resfriado comum pode ser causado por muitos vírus, sendo o principal o Rinovírus. Já as gripes, mais súbitas e intensas, são causadas pelo Influenza, que tem três sorotipos (A, B e C) e pode ser disseminado por meio da saliva contaminada - que passa de uma pessoa para outra por espirros, tosse, fala e até objetos contaminados. O tratamento adequado pode evitar que a doença evolua para quadros mais graves, como pneumonia por Influenza, traqueobronquite (infecções das vias aéreas inferiores) e infecção bacteriana secundária. O vírus também prejudica a mucosa respiratória, facilitando o aparecimento de infecções.

Segundo o Dr. José Vicente Rinaldi, pediatra da Escola Paulista de Medicina e Gerente Médico da Hypermarcas, quando há suspeita de gripe, se tratada nas primeiras 48 horas, as complicações podem ser menores. Os principais grupos de risco são os idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, e os portadores de doenças crônicas, como asma, diabetes, câncer, etc. Quando o quadro respiratório está agravado, com febre elevada, dores pelo corpo, dificuldade para respirar e dor no tórax, é importante procurar atendimento médico imediato, para evitar complicações e a disseminação do vírus.

A atenção aos sintomas é fundamental para identificar e tratar corretamente a doença. Para o paciente com resfriado comum, não existe tratamento específico, apenas sintomáticos. Ou seja, fazer uso de medicamentos que baixam a febre, descongestionam, melhoram os espirros e a tosse e têm substâncias estimulantes.

Se os sintomas são irritação nos olhos, dor de cabeça, obstrução nasal, vermelhidão nos olhos, boca, garganta e nariz, febre elevada (acima de 38,5º C), cansaço físico e tosse com catarro e espirros, a atenção deve ser redobrada, pois o paciente pode estar com gripe. 
Algumas das opções de medicamentos para aliviar o mal-estar da gripe e resfriado são:



- Benegrip® (dipirona sódica + clorfenamina + cafeína), que atua no combate rápido a sintomas como coriza, mal-estar e dores no corpo (MS 1.7817.0092);


- Apracur® (ácido ascórbico + dipirona sódica + clorfeniramina), que tem ação analgésica e antitérmica. Contém Vitamina C, indicada para fortalecer os anticorpos contra a gripe e resfriado (MS 1.7287.0002);
- Coristina®d (maleato de mexclorfeniramina + cloridrato de fenilefrina + ácido acetilsalicílico + cafeína), que atua nas dores de cabeça, febre, coriza, dores musculares e congestão nasal
(MS 1.0093.0126);
- Fluviral® (paracetamol + maleato de clorfeniramina + cloridrato de fenilefrina), que atua como analgésico, antitérmico, anti-histamínico e descongestionante nasal (MS 1.7817.0033).


“Os comprimidos devem sempre ser ingeridos com quantidade suficiente de água ou suco para uma deglutição segura. O paciente também deve se alimentar bem”, recomenda Dr. Rinaldi. Tratar a doença é indispensável, já que dependendo do vírus pode haver mais ou menos sintomas e a gravidade pode variar bastante. Para tanto, o paciente deve sempre procurar um médico para seguir o tratamento mais adequado para o seu caso. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.


Share this:

Carolina Oliveira

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 Caprichosas :

Postar um comentário

Continue comentando, sua participação é muito importante para o Caprichos Femininos!