Realçando os olhos

Olhos
Vamos  começar pelos olhos fundos, que são os mais comuns, numa porcentagem de 95%. Portanto, muita  atenção se esse é o seu caso. A seqüência dos cosméticos a ser utilizada  é a seguinte: pó compacto, sombras, delineador, rímel  e, corretivo de olheiras. Para  começar, passe uma generosa camada de pó compacto, com a esponja, em  toda a pálpebra superior, da linha dos cílios até as sobrancelhas. Isso deixará a pálpebra seca,  evitando que as sombras manchem ao serem utilizadas.
DICA: use sempre sombras em pó, pois elas não “quebram” com o passar das horas, mantendo-se impecáveis.
DICA: use sempre sombras em pó, pois elas não “quebram” com o passar das horas, mantendo-se impecáveis.
Um  outro detalhe importante é que, durante o dia, no trabalho ou numa  seleção de emprego, as sombras devem ser neutras e opacas, pois combinam  com todos os tons de roupa, esmalte e acessórios. Os tons de sombra mais indicados são: preto, branco, bege e marrom, utilizados na seqüência que  vamos ensiná-la agora.
As sombras coloridas e cintilantes  são indicadas para ocasiões sociais,  festas e, de uso exclusivo para a noite. No caso de olhos fundos, use as  sombras na seguinte seqüência, a partir da linha dos cílios, em direção  às sobrancelhas: clara, escura e branca. Exemplo de maquilagem para olhos fundos, no trabalho ou dia: sombras bege, marrom e branca, todas opacas, certo? Contorne  a linha dos olhos com uma sombra preta em pó esfumaçada e, um toque de  rímel preto.

DICA:  durante o dia, evite o delineador para não endurecer o olhar. À noite,  use um lápis branco na parte interna dos olhos para realçá-los e,  contorne-os com uma sombra escura ou preta esfumaçada, nas linhas  superior e inferior dos cílios e, faça um traço fino de delineador  preto. Abuse do rímel, em uma  duas ou três camadas.

DICA:  a sombra intermediária, isto é, aquela situada entre a bege e a branca,  nunca deve ser cintilante, pois dá um “ar inchado” aos olhos. Sugestão para uma maquilagem neutra e  sofisticada para a noite: sombra  dourada cintilante, sombra marrom opaca e sombra branca cintilante.  Essa é uma maquilagem que uso muito, pois pelo fato de ser neutra,  combina com tudo, além de ser muito chique e elegante.
Se  desejar usar sombras coloridas, faça o mesmo roteiro. Exemplo:  sombra azul-clara cintilante, sombra marrom ou azul-escura opaca, sombra  branca cintilante, contorno com sombra preta esfumaçada, delineador e  rímel pretos.
DICA:  nunca use uma sombra no mesmo tom de seus olhos, pois isso “apaga” o  seu brilho. truque é usar um tom contrastante. Por exemplo: em olhos azuis use sombras marrom, verde,  turquesa, dourada, amarela ou rosa; em olhos verdes, use sombras azul,  turquesa, dourada, amarela, rosa ou marrom.Os olhos negros ou castanhos,  por serem totalmente neutros, combinam com todos os tons de sombras.
COM OS OLHOS  PRONTOS, VAMOS AGORA, CORRIGIR AS OLHEIRAS
O primeiro passo é limpar bem a  região. Assim, com um cotonete embebido em creme de limpeza adequado  para a área dos olhos, limpe bem toda a olheira. Retire o excesso com um  lenço de papel e, vamos para o corretivo.
A primeira pergunta é: - que tipo de  corretivo devo usar? Líquido, creme ou bastão? Isso vai depender do tom  de suas olheiras e de sua idade. O corretivos líquidos são mais leves e,  portanto, mais indicados no caso de olheiras leves, pouco escuras, e em  peles que apresentam “ruguinhas” nessa região.
Espalhe-o  com a ponta do dedo médio e, fixe-o com uma leve camada de pó compacto.  Se elas forem escuras, um corretivo em creme ou bastão é mais indicado.  Eu prefiro sempre usar um corretivo em bastão, pois eles são mais  fáceis de usar e, atingem locais difíceis de serem alcançados, como o  canto dos olhos e a lateral do nariz. Espalhe-o bem e, fixe-o com uma  leve camada de pó compacto.
DICA:  os corretivos em creme costumam “quebrar” depois de algumas horas,  acentuando as linhas, envelhecendo-a. Por essa razão, use-o se sua pele  for jovem e lisa nessa região. E,  quanto à cor? Escolha sempre o tom mais parecido com o de sua  pele, para um efeito mais natural. Caso não encontre o tom exato,  escolha um tom mais claro e, iguale com o pó compacto.
Truque:  à noite, dê um ar sofisticado, usando de forma sutil, um toque da mesma  sombra branca cintilante usada junto às sobrancelhas, sobre o  corretivo. Isso vai iluminar seu olhar, rejuvenescer sua fisionomia,  ajudando-a a manter um ar descansado por muitas horas. Minhas queridas  começamos a receber as primeiras cartas de leitoras interessadas em  participar da promoção na qual, uma leitora sorteada, receberá uma  consultoria gratuita de pele,cabelo e maquilagem que será publicada no  Jornal da Estácio.
  Continuem a mandar suas mensagens,pois será um prazer recebê-las.  Mandem, também, sugestões de matérias, pois nosso objetivo é torná-las  mais bonitas para a vida! Ah, não percam o próximo número, pois nele  falaremos dos olhos saltados, certo? Um mês maravilhoso para todas!
Thomas  Dourado é maquiador, professor de técnicas de maquiagem da Universidade  Estácio de Sá, consultor de beleza, estética e imagem pessoal, além de  autor do livro Mania de beleza.
matéria  publicada em NOVEMBRO I 2007 JORNAL DA ESTÁCIO I ANO IV I Nº 39 I 23
 
 
Já tô indo lá...Beijim
ResponderExcluirEu tenho olho fundo, super dica essa obrigada!!
ResponderExcluirMuito Legal!!!!
ResponderExcluirAmo seu Blog, por isso ele me faz rir, me deixa informada e muitas outras coisas mais!!!!
Bjinnnn!!!!!!!!!!!!!!!
Um belo olhar causa um impacto tanto quanto um belo vestido!
ResponderExcluirUm olho bem pintado deixa qualquer maquiagem bem feita... ao decorrer do tempo dá pra ficar expert nas pinturas.
ResponderExcluir