Leitura de domingo

A Beleza está nos olhos de quem vê
Camila Cury



"Este é um tema que todos nós precisamos discutir sem medo, sem reservas e sem preconceitos. A beleza, da estética ao conteúdo, está nos olhos de quem interpreta, sente, vive.XCamila entendeu que, para ser emocionalmente saudável numa sociedade doente, cada mulher deveria – assim como pratica andar, dirigir, usar computadores – treinar seu Eu para deixar de ser passiva, liberar suas habilidades para escrever sua própria história e sentir-se única, bela, inteligente, apesar de suas falhas e limitações." - Augusto Cury

Quantas vezes você já se olhou no espelho e desejou que seu nariz fosse um pouco menor, que seus seios fossem mais volumosos, suas coxas, mais grossas e sua barriga, mais durinha? Provavelmente você acredita que, se esses desejos se tornassem realidade, seria mais feliz.

No entanto, o que impede a sua felicidade não são esses "defeitos" que você enxerga em seu corpo, e sim a maneira como se sente em relação a eles.

O cruel padrão de beleza imposto pela sociedade tem envenenado a alma das mulheres, tornando-as demasiadamente críticas em relação à aparência. Como é impossível corresponder a esse modelo, elas se tornam vítimas de distúrbios alimentares e psíquicos na busca de um corpo perfeito, ou se transformam em pessoas inseguras e insatisfeitas.

Em A beleza está nos olhos de quem vê, a psicóloga Camila Cury vai ensiná-la a redefinir sua autoimagem e resgatar sua autoestima, ajudando-a a compreender que seu valor como pessoa está dentro de você – e não do lado de fora.

Por meio de histórias de pessoas que conseguiram recuperar as rédeas de suas vidas depois de perceberem o mal que sua autoimagem negativa estava causando, este livro vai inspirar você a reencontrar a alegria de se olhar no espelho e a redescobrir o orgulho de ser quem você é.

****

"A ditadura da beleza tem furtado a mais vibrante das paixões, a paixão pela vida. Muitas mulheres, em vez de se aventurarem, construírem seus sonhos, arriscarem novas amizades e ocuparem espaços sociais, gravitam na órbita da anatomia do seu corpo. Ficam diante do espelho não valorizando seu patrimônio genético, mas exaltando seus defeitos. Todavia, o massacre não acaba quando a imagem não se reflete mais no espelho; ele se perpetua ao longo do seu dia, da sua história, influenciando os relacionamentos, a autoestima e até o desempenho profissional." - Augusto Cury

As mulheres de todo o mundo estão sofrendo uma das maiores torturas psicológicas de todos os tempos: a ditadura da beleza. Basta uma olhada rápida numa revista de modas ou num comercial de TV para compreender que a sociedade criou um padrão de beleza inatingível, totalmente fora da realidade da mulher "comum".

A consequência disso é que, como a maioria de nós não se enquadra nesse padrão, nos sentimos inferiores e nos tornamos amargas e fechadas, como se a felicidade dependesse do número do nosso manequim.

Por nos fixarmos tanto na imagem externa, esquecemos de dar valor à nossa essência, aos nossos talentos, às coisas que nos tornam únicas e especiais. E então nos encolhemos no casulo do medo e da insegurança.

Em A beleza está nos olhos de quem vê, Camila Cury nos ajuda a redescobrir a capacidade de amar a nós mesmas pelo que somos e não pelo que aparentamos.

Num tom ao mesmo tempo crítico e poético, a autora traz informações importantes sobre os transtornos psíquicos que a obsessão pela magreza pode gerar e ensina que, embora não possamos controlar a forma como nos sentimos, podemos mudar a maneira como nos vemos.

Além de analisar trajetórias de celebridades como Michael Jackson, Susan Boyle e Yoko Ono, este livro conta histórias de pessoas anônimas que conseguiram superar traumas e dificuldades porque acreditaram em si mesmas e foram em busca de seus sonhos, mesmo não correspondendo ao modelo de beleza idealizado por todas nós.

Esta é uma resenha do próprio site.

E ai pessoal, gostaram? Comentem, eu quero saber! Bjs 
Fonte: Internet/Editora Sextante 
Fotos: Reprodução
Edição: Luciana Oliveira

Share this:

Carolina Oliveira

JOIN CONVERSATION

5 Caprichosas :

  1. Muito legal! Acho que esse tipo de leitura deveria ser incentivado nas escolas... Evitaria muitos problemas por aí!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adoreii !
    Lú vc tá de parabéns com esse post Flor !

    ResponderExcluir
  3. muito bom o post
    fiquei com vonta de comprar

    ResponderExcluir
  4. Uma leitora que funciona para o dia a dia. Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa dica, Luciana! Esse livro deve ser maravilhoso... Vou querer ler, com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir

Continue comentando, sua participação é muito importante para o Caprichos Femininos!