Cabelos cheio de personalidade...


A cada temporada são lançadas novas modas para tudo, inclusive para os cabelos. Já conhecemos bem a clássica mudança de nuances conforme a estação do ano. Basta se aproximar o período mais quente e logo aparecem as matérias de revista informando qual é o louro da vez, chegando o inverno já começam a surgir as indicações de tons mais marrons e por aí vai. Entra estação, sai estação e lá estão as mulheres em busca de novidades.
Quando a mocinha da novela aparece com os cabelos curtos, lá vai uma multidão pedir seus cabeleireiros para copiarem tal e qual. Se a outra celebridade do momento aparece de cabelo com um corte diferente, recomeça a busca. Depois surge a moda de acentuar os cachos, depois o cabelo liso chapado, depois é o ondulado, depois é o milimetricamente planejado para ser disciplicente, com mechas largas, com mechas finas, com mechas nas pontas, escurecendo nas pontas... E a lista segue!

O QUE COMBINA COM VOCÊ?

Você pode até copiar o cabelo que ficou lindo naquela protagonista da novela, mas vale ponderar: em mim vai ficar bom? Esse visual tem a ver comigo? Tem a ver com minha personalidade e com meu porte? A escolha do visual deve sempre passar por alguns desses crivos: a natureza de seu cabelo, seu tipo físico, sua personalidade, seu modo de vida. Ok, cabelo aprovado, combina com seu tipo, tem a ver com sua personalidade.
"A escolha do visual deve sempre passar por alguns desses crivos: a natureza de seu cabelo, seu tipo físico, sua personalidade, seu modo de vida. "
Mas digamos que seja um cabelo que exija que você acorde sempre algumas horas mais cedo para escovar. Será que isso se adequa ao seu ritmo de vida? Ou é um corte super moderno, cheio de pontas e cores, mas você trabalha em um ambiente altamente formal. Como fica?
Alguns profissionais de beleza apontam que conforme o meio de trabalho alguns cortes são mais recomendados. Assim, o cabelo mais longo poderia transmitir a ideia de sensualidade, algo não compatível com quem trabalha no mundo corporativo, por exemplo. Alguns penteados, como o cabelo preso, deixam o rosto à mostra e destaca um formato arredondado. Para rejuvenescer, em alguns casos eles recomendam o cabelo curto e o corte com movimento. Basta passear um pouco pela internet e encontramos diversas dicas nesse sentido.

CONHEÇA O VISAGISMO

Uma técnica interessante tem ganhado mais espaço entre os profissionais que cuidam dos cabelos, é o Visagismo. O termo vem do francês visage, que quer dizer rosto. Essa técnica consiste em criar uma imagem pessoal que traduza as qualidades e a personalidade da pessoa, levando em consideração suas características físicas, seu modo de vida, seus objetivos e buscando elementos de linguagem visual que deixem o resultado final mais harmônico e estético. Dentro do Visagismo os profissionais estudam alguns tipos psicológicos e adequam o seu trabalho a esses tipos. Além disso, os visagistas defendem a ideia de que determinados posicionamentos do cabelo e cortes transmitem mensagens. Por exemplo:
  • Cabelos com linhas inclinadas, como os desfiados e repicados, transmitiriam dinamismo;
  • Linhas que se voltam para fora transmitem ao mesmo tempo dinamismo e extroversão;
  • Cabelos ondulados transmitiriam sensualidade e romantismo.
Trata-se de um processo minucioso e até artístico de pesquisar a estrutura, pensar nas proporções, percebendo o que está por trás dos traços físicos: a personalidade.

ENCARAR-SE NO ESPELHO É O PRIMEIRO PASSO

Uma boa maneira de conhecer o que lhe cai bem é encarar o espelho. Vá até ele, se veja, perceba seus ângulos. Quer experimentar uma franja? Pegue uma mecha do próprio cabelo e coloque na frente do rosto, perceba como você fica. Gostou do resultado? Você se sentiria bem assim? Digamos que o que tem lhe incomodando seja o ar pesado de sua aparência. Repicar um pouco pode fazer diferença, pois certas mudanças externas facilitam as internas. Ver-se e gostar do que vê é claro que eleva sua sensação de bem-estar. Mas as mudanças precisam ser sentidas e feitas para agradar a você mesma, em primeiro lugar. Reflita: que mensagem você tem transmitido a você e ao mundo, através da sua imagem?
"Reflita: que mensagem você tem transmitido a você e ao mundo, através da sua imagem?"
Para mudar, pense nas coisas que lhe agradam, nas cores que você já usou, naquilo que lhe cai bem e que você se sente bem usando. Afinal, seu cabelo é uma moldura que lhe acompanha noite e dia. Mais do que seguir a tendência, importa seguir o que é congruente com quem você é e com quem deseja ser. Assim você consegue sustentar qualquer mudança. Encarar-se no espelho é um primeiro passo. Outros passos também são importantes: pensar em seu cotidiano, no tempo que você dispõe para se cuidar (nada impede que você também possa ampliar os cuidados que vem se oferecendo), os ambientes que frequenta, a mensagem que deseja transmitir com sua imagem, as cores que lhe caem bem, o seu ângulo preferido, enfim, perceber como você se sente bem.
Busque as referências externas, se informe, mas depois volte para sue referência interna e escolha. Pense nisso e deixe que seus cabelos falem bem de você por aí!
Fotos: Web

Share this:

Carolina Oliveira

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 Caprichosas :

Postar um comentário

Continue comentando, sua participação é muito importante para o Caprichos Femininos!